Frutal, dia 18 de novembro de 2019, 11h54min
CURSOS

Cursos em parceria com o SENAR Minas - 30/05/2014

Sindicato Rural de Frutal e SENAR Minas uma parceria de sucesso

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares. Anualmente capacita cerca de 140 mil pessoas nas mais diversas áreas em todo o estado de Minas Gerais.

Criado no dia 7 de abril de 1993, é uma entidade privada, vinculada à FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais que em parceria com o Sindicato Rural de Frutal oferece cursos profissionalizantes aos produtores da região.

As atividades do Sindicato Rural de Frutal estão a todo vapor neste primeiro semestre do ano, e estes cursos têm sido destaque.

De acordo com a Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho, desenvolvida em 2005, cabe, ao empregador, garantir as condições adequadas de trabalho no que diz respeito à segurança e saúde de seus colaboradores e envolve aspectos como treinamento adequado e condições de trabalho favoráveis.

Assim sendo, a procura por cursos profissionalizantes têm aumentado expressivamente, como explica o mobilizador do SENAR Minas, Seik Tanada. “A profissionalização se tornou uma exigência, seja qual for a área de atuação, isto se torna um diferencial.  Cada vez mais temos feito parcerias com empresas e produtores rurais que buscam oferecer a seus colaboradores uma capacitação ideal”.

Entre os cursos realizados estão os de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas / Operação com Implementos; Trabalhos na Aplicação de Agrotóxicos / Aplicação com Equipamento manual ou tratorizado. Todos os cursos são ministrados por profissionais altamente qualificados e, ao fim de cada um deles, após aprovações, os participantes recebem seus certificados-válidos em todo território nacional.

O SENAR é o único órgão capacitado a oferecer cursos profissionalizantes na área rural e todas as ações de promoção social, capacitações e cursos são oferecidos, gratuitamente.

A parceria entre o Sindicato Rural de Frutal e o SENAR Minas proporciona estes benefícios à classe rural. Para o produtor que tiver o interesse em oferecer ou participar de algum curso profissionalizante, basta entrar em contato com o mobilizador do SENAR, Seik Tanada, através dos telefones: (34) 3421-8077/ (34) 9974-1552. Ou comparecer ao escritório do Sindicato Rural de Frutal.

Curso “Negócio Certo Rural” é realizado em Frutal - 07/10/2015

O curso “Negócio Certo Rural” que está sendo promovido em uma parceria da Cofrul (Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Frutal), SENAR, SEBRAE e Sindicato Rural de Frutal, teve inicio no dia 29 de setembro com objetivo de contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação.

O curso que tem como público alvo os produtores rurais, suas famílias, jovens e trabalhadores do meio rural proporciona um certificado e é dividido em cinco etapas. Este é realizado uma vez por semana, durante 8 horas por dia.

“Acho que todo mundo que está na atividade, independente se está há muito tempo ou há pouco tempo, deve participar. Um curso desse nível é válido e muito importante para quem está na atividade. Só acrescenta e você vai ter mais conhecimento e nunca vai deixar de melhorar”, fala Ismar Oliveira de Freitas, produtor rural e participante do curso.

O produtor conta que a partir do momento em que foi convidado achou muito interessante a ideia e fala que a atividade rural exige muito isso, assim resolveu participar para conseguir trazer melhoria para dentro da propriedade.

O palestrante do curso, Walmes Batista Mendonça, explica que o curso foi criado pelo SEBRAE e pelo SENAR no Estado do Paraná e como lá foi um grande sucesso resolveram trazer para Minas Gerais também. É a primeira vez que este ocorre em Frutal.

“O objetivo é que todos saiam daqui com o plano de negocio pronto, se o proprietário tem interesse em ampliar seu ramo de atuação ou em implantar uma atividade nova, o curso dá a ele as ferramentas de planejamento do seu próprio negócio, para saber se é viável ou não”, finaliza Walmes.

Cursos e treinamentos do Senar Minas em Frutal - 27/01/2017

Assim como nos anos anteriores, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Frutal promoverão uma série de cursos ao longo de 2017. Juntas, as instituições formam turmas para treinamentos com carga horária mínima de 20 horas, possibilitando aos produtores e trabalhadores do campo a aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

Com a realização dos cursos do Senar, são atendidas demandas pontuais do mercado de trabalho, os alunos aprimoram o desempenho de suas funções conforme as normas de segurança e as empresas conveniadas ganham mais opções de mão de obra qualificada. Uma delas é a Usina Cerradão, que atualmente possui turmas inscritas nos seguintes cursos:

Curso para Brigadista de Emergência

O curso tem como objetivo capacitar os funcionários para que estejam aptos a realizar o procedimento de combate a incêndio, tanto na área industrial quanto na florestal. A turma conta com 10 participantes.

Extintores de incêndio (classes A, B e C), hidrante com mangueira, jato de esguicho, abafador e bomba costal são alguns dos instrumentos utilizados. Segundo o instrutor Carlos Allan Leal Taveira, Engenheiro de Segurança do Trabalho, o curso tem 40 horas de duração.

Treinamento para aplicação de defensivos agrícolas

O treinamento visa passar diversas informações para os trabalhadores, desde a história da utilização dos defensivos no Brasil, passando pela parte de segurança e a importância do uso de EPIs até as aulas práticas de tecnologia de aplicação.

O objetivo do instrutor Caio Sandoval neste curso de 20 horas é treinar os trabalhadores e produtores rurais para produzirem alimentos saudáveis em maiores quantidades e livres de pragas ou doenças. Para as simulações realizadas no Parque de Exposições, os alunos utilizaram somente água pura.

O mobilizador Seik Tanada é o responsável pelas inscrições e acompanhamento das turmas. Para mais informações, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Frutal pelo (34) 3421-8077.

Programa de Aprendizagem Rural: aula inaugural na Cutrale - 17/03/2017

O Senar Minas iniciou mais uma turma do Programa Aprendizagem Rural, ofertando o curso “Trabalhador no Cultivo de Árvores Frutíferas” a 10 jovens, com idade entre 18 a 21 anos.

Estiveram presentes no evento, além da equipe do Senar Minas, o mobilizador do Sindicato Rural de Frutal, Seik Tanada, e os responsáveis pela fazenda, senhores Luis, Henrique e Ronaldo.

Essa é a quarta turma atendida pela instituição que, por meio da parceria firmada com a Cutrale e com o Sindicato Rural de Frutal, assumiu o compromisso de qualificar profissionalmente esses jovens, preparando-os para o mercado de trabalho rural.

No dia 16, mais quatro turmas foram inauguradas na cidade de Ituiutaba, com os cursos “Trabalhador na Administração de Empresas Agrossilvipastoris” e “Trabalhador da Mecanização Agrícola”. No mês de abril, em Frutal, mais duas turmas iniciarão o curso “Trabalhador da Cultura da Cana de Açúcar”.

Em 2017, o Senar Minas tem a estimativa de atender 140 aprendizes, divididos em sete turmas. Desde o início da sua atuação dentro do Programa Aprendizagem Rural, no ano de 2015, a instituição capacitou três turmas, um total de 54 jovens. Muitos deles concluíram com sucesso o curso e conseguiram a certificação desejada.

Certo de que nenhuma educação de qualidade é construída sozinha, com a ação solitária de um instrutor, o Senar Minas se vê satisfeito com as parcerias firmadas nos últimos anos, junto às empresas contratantes e com as Entidades Cooperadas.

Essas instituições, em especial as empresas, não procuram o Senar somente para cumprirem cotas estipuladas pelo Ministério do Trabalho, mas também interessadas na participação ativa no processo de ensino-aprendizagem, cientes que essa pode ser uma excelente oportunidade para descobrirem e aproveitarem novos talentos.

Cristiane Trigueiro, Assistente da Assessoria Pedagógica do Senar Minas

Rua Antônio Rodrigues de Souza, 405 | Alto Boa Vista | Frutal/MG | 38200-000
Telefone: (34) 3421 8077

Desenvolvido pela Macaúba Web
O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera